Apesar das limitações com que decorreu a última permanência consular realizada no Mindelo, o Centro Comum de Vistos (CCV) obteve o RECORD absoluto de pedidos de visto de uma permanência, ou seja, 700!
Verificou-se um ajuntamento de centenas de pessoas à porta de Assembleia Municipal de São Vicente, onde se encontravam os dois funcionários do CCV. Ora, o CCV havia disponibilizado as vagas de agendamento online. No entanto, surgiram sistemas paralelos de filas, com cartazes de: “com agendamento” e “sem agendamento” . Tais cartazes não tinham sido colocados, nem autorizados pelo CCV . Sublinhe-se que o CCV nunca disponibilizou qualquer sistema de ordem de chegada.
Essa multidão dificultou seriamente a circulação de pessoas agendadas, e, frequentemente o ruído causado pelos presentes perturbou a chamada dos requerentes devidamente agendados. Acrescente-se, que a pressão infligida aos funcionários do CCV e uma multidão aos empurrões não permitiu um serviço de qualidade por parte do CCV.
Ciente da grande procura de vistos Schengen (curta duração) pelos cidadãos de Cabo Verde, o CCV tem libertado desde 2024 mais de 2000 vagas mensais, como foi comunicado nas suas redes sociais e no site de internet, atingindo assim o número máximo de processamento possível, graças ao esforço, zelo e dedicação dos seus funcionários.
O CCV tem comunicado regularmente os procedimentos de agendamento de pedidos de visto, ou seja, agendamento online, balcão azul e viajantes frequentes.
O CCV agradece as mensagens de apoio recebidas.